Quarta-feira, 8 de Abril de 2009

 Primeiro Olhar...

 

 

“Primeiro Olhar” – Programa Integrado de Artes Visuais da Fundação Calouste Gulbenkian e Faculdade de Ciências e Tecnologia / Unidade de Investigação em Educação e Desenvolvimento.(UIED)
 
Este projecto teve início na Fundação Calouste Gulbenkian em 1999, sendo posteriormente transferido para a Faculdade de Ciências e Tecnologia. O objectivo deste programa é promover a literacia visual, através da educação do olhar e do ver contactando com obras de arte, desenvolvendo a sensibilidade estética e dialogando sobre a arte. Destina-se a públicos de todas as idades, permitindo a formação de grupos mistos, com indivíduos de diferentes faixas etárias. Embora seja claramente focado nas artes visuais, outro dos seus objectivos é o relacionamento destas com outras áreas do conhecimento.
 
É também incentivada a visita a museus, nomeadamente o Museu Gulbenkian e o Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão (onde se encontram as trinta e cinco obras presentes no programa), para que os grupos possam contactar directamente com as obras abordadas.
 
O programa “Primeiro Olhar” pretende alertar os educadores para a necessidade de um contacto contínuo com a educação artística, não devendo esta actividade ser menosprezada, limitada a datas “especiais”, ou a indivíduos específicos. Aí estão presentes quatro áreas de estudo: a filosofia da arte, a história da arte, a crítica da arte e a criação plástica. São tiradas conclusões através do método comparativo (comparando duas obras), estimulando o diálogo e, consequentemente, a expressão e a compreensão. Cabe ao professor fazer perguntas direcionadas, guiando o grupo a que se dirige de forma a obter as respostas desejadas (em vez de as dar ele mesmo). Deve, também, conhecer bem os conteúdos, estando preparado para responder a possíveis perguntas que possam surgir sobre os mesmos.
SlideShare | Get your Presentation Pack

 

 

 

 

 

  

 

 

"Todo retrato pintado compresivamente es un retrato del artista, no del modelo. El modelo es puramente el accidente, la ocasión."

Oscar Wilde

publicado por daceaomundo às 00:38
link do post | comentar | | | favorito

mais sobre mim
pesquisar
 
arquivos

blogs SAPO


Universidade de Aveiro